Como estudar

ciclo das fases de aprendizado

Aprenda nossa filosofia de ensino e saiba tirar o melhor proveito do Nota11.

Para que você possa extrair o máximo de nosso material para seus estudos é necessário que lhe passemos duas importantes informações:

1º - Como é a nossa filosofia sobre a aquisição e manutenção de um conhecimento sólido.

2º- Como usar o material Nota11 para alcançar isso e uma DICA DE OURO!

Vamos lá:

1º coisa a compreender: o ciclo didático para aquisição e manutenção de um conhecimento sólido.

Para que seja possível conquistar de forma eficiente um conhecimento sólido, que é que precisamos para concursos públicos atualmente devido à intensa e qualificada concorrência encontrada, devemos seguir um determinado ciclo didático, ou seja, percorrer basicamente as seguintes fases:

  1. Ambientação
  2. Aprofundamento
  3. Fixação
  4. Arremates finais
  5. Revisão

Nas fases 1 a 4 temos a aquisição do conhecimento sólido e na fase 5 a sua manutenção.

Ainda que você esteja estudando após o edital, é necessário que você cumpra essas fases.

Mas vale lembrar que essas fases não são exatamente uma sequência que você deve percorrer ao longo da disciplina, mas sim, o entendimento de como o conteúdo sólido vai entrar na sua mente e se manter lá dentro.

Para concursos, é necessário que você organize seu tempo de forma que você passe por diversas fases paralelamente.

Por exemplo, você está na fase de ambientação de um assunto, mas já está na revisão de outro.

(Adiantamos que a revisão, por exemplo, deve ser feita todos os dias).

Então vamos falar rapidamente sobre cada uma das fases e como se portar:

1- Ambientação

A ambientação é o momento em que, caso você nunca tenha visto algum tema ou alguma disciplina, você formará uma visão geral sobre “o que é”, “do que trata”, e “o que será visto ao longo do assunto”.

Essa fase de ambientação essencial!

No Nota11 você pode se ambientar de duas formas:

  1. Lendo uma apostila de ambientação ou vídeos de ambientação/introdutórios (caso estejam disponíveis na disciplina);
  2. Percorrendo de forma rápida as fichas interativas em ordem sequencial.

Caso você precise estudar alguma disciplina ou capítulo que ainda não esteja liberado no Nota11, você pode se ambientar também da seguinte forma:

Materiais resumidos, como apostilas Nota11 , sinopses, ou vídeo-aulas introdutórias. E se não tiver nenhum desses à sua disposição, pode ser um estudo rápido pelo livro.

ATENÇÃO! O importante é que nesta fase de ambientação você não deve se preocupar em decorar nada, apenas saber sobre “o que” você verá a frente. No máximo sublinhe ou grife o que achou importante.

Por exemplo:

Como podemos lhe ensinar que segundo o STF, não cabe mandado de segurança contra lei em tese, se você sequer sabe o que é um mandado de segurança?

Entendemos então que o ideal é que você chegue nas próximas fases sem saber todas as nuances, mas sabendo as noções gerais sobre o tema. Pensando da seguinte forma: “eu não sei isso! Mas sei sobre ‘o que’ se está falando!”.

Embora possa parecer perda de tempo, em vez de já partir logo o “vamos ver” nos estudos, essa fase de ambientação é essencial para que você crie uma cama arrumada, onde o conhecimento irá efetivamente repousar. Se essa cama não foi bem feita, o conhecimento cai no chão e se perde.

ATENÇÃO 2! Ambientação não pode durar meses, é algo que se faz em poucos dias, no máximo umas duas semanas.

2 e 3 – Aprofundamento e Fixação

Na hora de estudar para concursos públicos, não podemos perder muito tempo. Pois ainda que se estude com antecedência, o número de disciplinas costuma ser muito grande. Dessa forma, a fase de aprofundamento, fixação e até a de arremates finais devem ser unificadas.

Como fazer isso: após a ambientação, com a “cama arrumada”, você deve partir para a seguinte estratégia:

- Reserve um tempo do seu estudo todos os dias para:

  1. Ler a legislação do seu concurso (Constituição Federal, Lei 8112... e etc.), um pouquinho todos os dias, nem que seja apenas por uns 5 minutos;
  2. Estudar fichas interativas em ordem sequencial;
  3. Fazer questões de concurso;
  4. E, “apenas se necessário”, consultar livros mais densos (com o Nota11 raramente isso será preciso).

Não deixe para se exercitar nas fichas interativas e questões apenas após estudar a teoria, isso é errado, o estudo para concursos é reverso, você tem que aprender exercitando, em cada tombo você aprende a não cair de novo.

ATENÇÃO3! Caso você esteja estudando antes do edital ser lançado, principalmente se não tiver banca organizadora definida, nem precisa se preocupar com as questões, pois as fichas interativas são mais eficientes do que as questões.

ATENÇÃO 4! Não perca tempo usando livros densos como fonte primária de estudo. Livros densos são importantes, mas se você for estudar cada matéria por livros como fonte primária, lhe apresento uma triste realidade: você nunca irá terminar! Se por algum motivo você sentir necessidade de aprofundar algum assunto ou esclarecer alguma dúvida: vá ao livro e faça seu aprofundamento ou esclarecimento pontual.

E os resumos? Posso fazer? Preciso fazer?

Sim! Mas de que forma? Você estudará as fichas interativas e questões de concurso e fará o resumo em cima daquilo que você não conseguiu responder ou achou importante fixar. Não perca tempo fazendo resumo de livro didático, isso só te levará a um lugar: o desepero!

4- Arremates finais

Os tais arremates finais, não são uma rotina, eles são feitos no momento que você se depara com as pegadinhas nas questões, com as peculiaridades de linguagem de cada banca, ou quando você lê, por exemplo, um artigo de algum professor que comentou alguma mudança legislativa ou jurisprudência do STF, fechando assim aquelas pontas soltas do seu estudo.

Naturalmente, durante o seu estudo pelo Nota11 você já irá arrematando seus estudos, mas sempre fique atento aos artigos de nossos professores.

5- Revisão

Revisão, que se faz através dos resumos, fichas interativas em ordem aleatória e questões de concurso.

2º coisa a compreender: atrelando o ciclo didático ao Nota11:

Fase do Ciclo Didático Ambientação Aprofundamento Fixação Arremates Finais Revisão
Material principal Fichas interativas (as quais serão usadas ordem sequencial)  
  Fichas interativas em ordem aleatória
Material de apoio Apostilas de ambientação Artigos Questão de concurso
Estudos dirigidos em vídeo Vídeos temáticos Resumos

Dica de ouro:

Sempre tenha montado no Nota11 um plano de estudo com os capítulos que você já estudou para que possa ficar revisando-os, sorteando fichas em modo aleatório, enquanto estuda outro capítulo de forma sequencial para aprender.

Ou seja, enquanto estuda sequencialmente o “capítulo 3” para aprender o assunto do capítulo, monte um plano com os “capítulos 1 e 2” para revisá-los - estudando este plano através da ordem aleatória - nunca deixando que estes assuntos caiam no esquecimento. Assim tire sempre um tempo para aprender e um tempo para revisar.

Sabe quando você lê um livro e ao chegar ao capítulo 3 já se esqueceu do 1... Ao chegar no 4 já se esqueceu do 2 e assim por diante? Então... Essa dica evitará que isso aconteça.

O roteiro ideal de estudos dentro do Nota11, então, seria:

1º passo: Assistir ao estudo dirigido / ler a apostila de ambientação de um determinado tópico.

2º passo: Estudar as fichas interativas deste tópico em ordem sequencial.

3º passo: Reservar um tempo do dia para rever algumas fichas dos outros tópicos que já foram estudados, em modo aleatório.

4º passo: Fazer questões de concurso.

5º passo: Manter todo o estudo fresco na mente através de resumos, fichas em ordem aleatória, em especial as favoritas, e questões de concurso.

ATENÇÃO: Todas as disciplinas disponibilizadas contém, ao menos, a espinha dorsal da matéria em fichas interativas, que é o nosso material principal, capaz de cumprir todas as etapas do ciclo, sendo o maior diferencial do Nota11.

Algumas disciplinas, vão além, possuindo também materiais de apoio, que não necessariamente estarão disponíveis em todas as matérias.

Lembramos que o Nota11 é um material “vivo”, em constante atualização e expansão.

O roteiro ideal de estudos dentro do Nota11, quando a disciplina dispuser apenas de fichas interativas:

1º passo: Estudar as fichas interativas deste tópico em ordem sequencial.

2º passo: Reservar um tempo do dia para rever algumas fichas dos outros tópicos que já foram estudados, em modo aleatório.

Desejamos que você tenha excelentes estudos e muito sucesso na jornada.

Um abraço,
Equipe Nota11